terça-feira, 18 de março de 2025
Primeira reunião no Conselho de Comunidades de Escolas pelo Clima!
Hoje foi um dia especial! Participei da minha primeira reunião no Conselho de Comunidades de Escolas pelo Clima, uma iniciativa fundamental para conectar educadores comprometidos com o meio ambiente e a educação climática. Confesso que comecei um pouco insegura, mas, ao longo da conversa, fui me encantando com as trocas de experiências. No final, lá estava eu, cheia de ideias "malucas" para os meus projetos!
A comissão tem um papel essencial ao reunir professores de diferentes contextos – escolas públicas, particulares e universidades – para discutir e construir estratégias que promovam a conscientização ambiental e ações climáticas dentro das escolas e comunidades. O foco deste ano é a COP 30, que acontecerá em novembro de 2025, em Belém (PA), um marco na luta global contra as mudanças climáticas.
A COP 30 será uma oportunidade única para reforçar a importância da Amazônia no equilíbrio climático do planeta e para cobrar compromissos reais de governos e empresas na redução da emissão de gases do efeito estufa. Trazer esse debate para a escola é fundamental, pois a educação é a base para formar cidadãos conscientes e protagonistas na transformação do futuro.
Para a Imprensa Jovem, essa agenda se torna um campo fértil para a produção de reportagens, podcasts e documentários que abordem a crise climática e as soluções possíveis. Os alunos terão a chance de pesquisar, entrevistar especialistas e compartilhar suas visões sobre as questões ambientais, ampliando o alcance dessa pauta dentro e fora da escola.
Já a Imprensa Mirim tem um papel ainda mais especial: os alunos atuarão como Repórteres do Clima, sendo responsáveis por cobrir ações sustentáveis, relatar iniciativas ambientais e engajar a comunidade escolar na preservação do meio ambiente. Como parte da Comissão 2030, eles terão contato direto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo discussões e reflexões sobre os desafios ambientais da atualidade.
O Grêmio Estudantil também pode atuar na mobilização dos alunos, promovendo debates, campanhas de conscientização e ações práticas, como projetos de sustentabilidade na escola e na comunidade. Quando os estudantes entendem seu papel na luta por um planeta mais equilibrado, eles se tornam agentes de mudança.
Estar nessa comissão fortalece ainda mais meu propósito de educar para a transformação. Saber que há tantos educadores engajados, compartilhando práticas e planejando ações concretas para envolver os estudantes, me deu uma sensação incrível de esperança. Que venham as próximas reuniões e os desafios que nos aguardam!
Por Patty Fernandes
Imagem por IA
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